data-filename="retriever" style="width: 100%;">Arte: Divulgação
O governo do Estado recusou todos os pedidos de reclassificação de bandeiras do modelo de Distanciamento Controlado e, pela primeira vez, o mapa definitivo, divulgado na tarde desta segunda, tem duas regiões em bandeira preta (risco altíssimo de transmissão do novo coronavírus) em Bagé e Pelotas. A região de Santa Maria, além de outras 17 seguem em bandeira vermelha. Cruz Alta é a única região com bandeira laranja, que indica risco médio de transmissão de Covid-19.
Santa Maria registra nova morte e chega a 123 óbitos associados ao coronavírus
Ao todo, foram cinco pedidos de reconsideração feitos por associações e municípios das regiões de Santa Rosa, Passo Fundo, Pelotas e Bagé. Santa Maria não recorreu da classificação da bandeira vermelha porque entendeu que os dados do Estado correspondem à realidade no município. Segundo o Gabinete de Crise, o indeferimento acontece por conta da constante redução de leitos de UTI livres.
BANDEIRA PRETA
- Bagé
- Pelotas
BANDEIRA VERMELHA
- Cachoeira do Sul
- Canoas
- Capão da Canoa
- Caxias do Sul
- Erechim
- Guaíba
- Ijuí
- Lajeado
- Novo Hamburgo
- Palmeira das Missões
- Passo Fundo
- Porto Alegre
- Santa Cruz do Sul
- Santa Maria
- Santa Rosa
- Santo Ângelo
- Taquara
- Uruguaiana
BANDEIRA LARANJA
- Cruz Alta
Bandeira preta tem medidas rigorosas, mas é diferente de lockdown
REGRA 0-0
Os municípios em regiões com bandeiras em vermelho ou preto que não registraram nem óbitos nem hospitalizações por coronavírus nas últimas duas semanas podem aderir a Regra 0-0, ou seja, adotar protocolos menos rígidos (por exemplo, se a região estiver em vermelho, pode adotar regras da laranja).
Na Região Santa Maria, são 20 municípios que podem adotar a regra:
- Agudo
- Cacequi
- Capão do Cipó
- Dilermando de Aguiar
- Dona Francisca
- Faxinal do Soturno
- Formigueiro
- Itaara
- Ivorá
- Jari
- Mata
- Nova Esperança do Sul
- Pinhal Grande
- Quevedos
- Restinga Sêca
- São João do Polêsine
- São Martinho da Serra
- Silveira Martins
- Toropi
- Vila Nova do Sul
COGESTÃO
O sistema de Cogestão Regional, quando as associações regionais podem adotar protocolos próprios, menos rígidos do que os definidos pelo Estado em cada cor de bandeira, estavam suspensos há duas semanas por conta do aumento de internações por coronavírus. Entretanto, a partir das 0h desta terça-feira, o modelo volta a valer - inclusive para aquelas regiões em bandeiras pretas.
Para que isso ocorra, alguns protocolos das bandeiras serão alterados e divulgados em um decreto, a ser publicado nas próximas horas. Das 21 regiões, 18 já adotaram protocolos próprios, inclusive Santa Maria.